quinta-feira, julho 04, 2019

Guarapuava - Vereador MARCIO CARNEIRO defende a Permanência das '' FAMÍLIAS NO MEIO RURAL'' através de Projeto de Lei

Vereador Marcio Carneiro quer incentivo diferenciado ao jovem rural, focando na produção de alimentos básicos para a subsistência
    Valorizando a criança do meio rural, o vereador Marcio Luis Carneiro do Nascimento (PPS) entrou com projeto de lei que cria o Programa Educativo “Pequeno Agricultor” nas escolas da zona rural de Guarapuava, que entra hoje, dia 22, em primeira discussão e votação na sessão da Câmara Municipal de Vereadores.

 “Contamos com a colaboração dos nobres pares para a discussão e aprovação desta proposta de projeto de lei, que é de grande importância para as futuras gerações”, frisa.

Por votação simbólica (maioria simples), o Projeto de Lei Ordinária (L) nº 16 de 2019 tem por objetivo incentivar e conscientizar as crianças sobre a importância da permanência das famílias nas suas terras, quer que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura fique responsável pela elaboração de uma programa que adeque o currículo escolar das escolas municipais da zona rural à realidade da agricultura. E, se preciso, firmar convênios de cooperação técnica com empresas públicas ou privadas.

REALIDADE LOCAL

O autor defende, que o currículo escolar do município deve ter um ensinamento diferenciado entre a zona urbana e rural nas matérias que ensinam a realidade local. “Com o constante abandono dos jovens do meio rural, entende-se que não basta apenas a origem e o aprendizado em família, a motivação deve ter uma continuidade na escola, principalmente nas primeiras séries do ensino fundamental”.

O vereador Marcio observa, que o atual currículo escolar é muito vago quando se refere a origem de cada aluno, talvez, motivando para uma evasão do meio rural. “Tudo motiva o jovem a gostar cada vez mais das atividades urbanas, assim, acontece com mais frequência o abandono da sua terra, trazendo uma grande preocupação com a produção dos alimentos básicos”.

O Programa Educativo “Pequeno Agricultor” é um incentivo diferenciado ao jovem rural, focando na produção de alimentos básicos para a subsistência das famílias. “Se não houver o incentivo a atividade acabará sendo abandonada, permanecendo no meio rural apenas os grandes produtores rurais que têm outras prioridades”.

PROTEÇÃO RECURSOS NATURAIS

De acordo com o projeto de lei, além de viabilizar a permanência no meio rural, algumas das prioridades são a conservação do solo e da água, o uso adequado dos agrotóxicos, a segurança dos trabalhadores rurais e a qualidade dos produtos agrícolas destinados a alimentação. “Visando a proteção dos recursos naturais e do meio ambiente”, conclui Marcio Carneiro.