sábado, julho 06, 2019

GUARANIAÇU - Casa cheia na abertura dos Jogos Abertos

Prefeito Osmário Portela ao lado de Sandra Pires medalha de ouro nas olimpíadas , campeã mundial..

Mesmo com uma temperatura na casa do 4ºC e sensação térmica próxima de zero grau, a população compareceu e lotou as arquibancadas do Ginásio Onofre Garbacheski, em Guaraniaçu, para assistir a cerimônia de abertura da fase regional dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS) – Divisão B, realizada na noite desta sexta-feira (5).

A principal atração da festa do esporte foi a campeã olímpica Sandra Pires que por intermédio de uma parceria entre o Banco do Brasil e a Prefeitura de Guaraniaçu, participou do evento esportivo demonstrando que além de ser uma grande atleta, é uma pessoa com grande carisma e de humildade sensacional.

Autoridades como o prefeito anfitrião Osmário Portela, vice-prefeito José Aparecido Gracioso, vereadores, secretários municipais e prefeitos de outras cidades, formaram a coluna de honra e deram as boas vindas as delegações de 21 cidades do oeste paranaense que estão participando desta regional dos Jogos Abertos em busca do título e de uma vaga para fase final que será sediada em Ivaiporã de 23 a 29 de agosto.

Durante seu pronunciamento, o prefeito Osmário não escondeu sua satisfação em virtude do município estar sediando uma das etapas desta competição esportiva que é uma das maiores do país. Além de desejar sorte e uma excelente estadia aos competidores, coube a ele ao final do cerimonial declarar aberta oficialmente a fase regional dos JAPS em Guaraniaçu.

Sandra que formou dupla com a ex-atleta Jacqueline Silva durante a década de 90, sendo as primeiras mulheres a conquistarem um ouro olímpico no vôlei de praia para o Brasil durante as Olimpíadas de Atlanta disputadas no ano de 1996, também fez seu pronunciamento agradecendo a recepção na cidade e destacou a importância do esporte e de seus valores que contribui na formação de qualquer pessoa. Ao final, a ex-atleta que tem em seu currículo três títulos mundiais, um bronze olímpico conquistado nas Olimpíadas de Sydney no ano de 2000, entre outros, tirou fotos com competidores e com o público que estavam nas arquibancadas.

Outro ponto forte do cerimonial foi o desfile do fogo olímpico e acendimento da pira conduzido por atletas locais que são destaques no esporte, a exemplo do bolonista Roberto Bortollo que é bicampeão brasileiro e campeão paranaense de bolão, Leandro Meneses que tem dois títulos internacionais e dois nacionais conquistados no bocha, Bruna Marchetti que já foi campeã e vice-campeã dos Jogos Abertos e tem três títulos do Jarcans disputando o vôlei de quadra, Jean Michel Trindade da Rocha que já conquistou um título na fase regional e outro macroregional dos Jogos Escolares, e Willian Woguel, atleta do handebol consagrado por três anos como artilheiro do campeonato paranaense e atleta destaque no campeonato paranaense de handebol de areia.

O juramento dos atletas coube a bolonista Márcia Turmina Chiesa, campeã paranaense e tricampeã do Jarcans. Ao término da solenidade, a equipe masculina de futsal de Corbélia entrou em quadra para enfrentar os donos da casa que venceram a partida por 6 a 4.

JAPS

A fase regional dos Jogos Abertos sediados em Guaraniaçu conta com a participação de aproximadamente 1.200 esportistas entre atletas e dirigentes de equipes que estão disputando as modalidades de basquete, bocha, bolão, futebol de campo, futsal, handebol e voleibol. As disputadas acontecem neste final de semana (4 a 7) e nos dias 12 a 14 de julho.

Participam desta regional as cidades de Boa Vista da Aparecida, Cafelândia, Campo Bonito, Capanema, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Céu Azul, Corbélia, Guaraniaçu, Lindoeste, Matelândia, Pérola do Oeste, Planalto, Pranchita, Ramilândia, Realeza, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Três Barras do Paraná e Vera Cruz do Oeste.

Os Jogos Abertos do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com apoio da Prefeitura de Guaraniaçu.