quinta-feira, julho 11, 2019

Gaeco flagra máquinas da Prefeitura em serviços particulares e prende duas pessoas em Nova Prata

Na terça-feira, 9, o Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Núcleo de Francisco Beltrão, efetuou a prisão em flagrante de duas pessoas, uma delas o secretário de Viação e Obras do município de Nova Prata do Iguaçu.

As diligências decorreram de denúncias encaminhadas ao Gaeco, de que na Linha Estrela do Iguaçu, Zona Rural de Nova Prata do Iguaçu, máquinas da Prefeitura estariam sendo utilizadas em benefício privado, realizando obras de infraestrutura em um loteamento particular, que sequer possuía licença de instalação.

Deslocando-se até o local, a equipe confirmou a existência do loteamento clandestino, a realização recente da infraestrutura da estrada principal que cortará o loteamento, bem como a presença de uma retroescavadeira de propriedade do município de Nova Prata do Iguaçu realizando trabalhos num desses terrenos. As informações demonstram que, nos dois dias anteriores, várias máquinas da Prefeitura efetuaram serviços no mencionado loteamento.

Durante as diligências, constatou-se, ainda, que máquinas e caminhões da Prefeitura estavam trabalhando numa cascalheira próxima do local, extraindo cascalho sem possuírem licença ambiental vigente. Neste local foi preso o secretário Municipal de Obras, que era o mandatário dos serviços realizados tanto no loteamento particular, quanto na cascalheira.

Os detidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Salto do Lontra onde foram autuados pelos crimes de Peculato (art. 312 do Código Penal) e de implantação irregular de loteamento (art. 50 da Lei 6.766/79). Ao secretário foi imputada a prática, também, do crime de extração ilegal de reserva mineral (art. 2º da Lei 8.176/91).