sábado, junho 08, 2019

Petrobras diz que agora poderá focar em óleo e gás cozinha

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de liberar a venda de subsidiárias de estatais sem o aval do Legislativo demonstra, segundo o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, que "instituições fortes funcionam no Brasil". 

Segundo o executivo, com a venda de subsidiárias, a empresa poderá focar no seu negócio principal, que é a produção de petróleo e gás, principalmente no pré-sal.Para analistas, a decisão do Supremo abriu um cenário bem mais positivo para a Petrobras.

 A estatal tem um plano de venda de ativos com o qual pretende levantar cerca de US$ 27 bilhões. Um desses ativos, citado pelo próprio Castello Branco, é a sua distribuidora de gás de cozinha (GLP), a Liquigás. "Vemos a decisão do STF como uma importante salvaguarda para a continuidade do programa de desinvestimento da Petrobras", disseram os analistas Thiago Duarte, Pedro Soares e Daniel Guardiola, do BTG Pactual. 

Para o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, no entanto, a importância da decisão vai muito além da Petrobras. "A decisão do STF não tem a ver só com a Petrobras, tem a ver com um futuro promissor do País", disse.