sábado, junho 08, 2019

Greve - Unicentro pode parar dia 14 de junho

Após a realização das assembleias feitas pelo Sindicato dos trabalhadores do Ensino Superior da Unicentro (Sintesu), contemplando os três campis da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava e Irati, foi decidido, por unanimidade, por paralisação no dia 14 de junho, em defesa da educação pública e pela reposição da inflação dos servidores públicos do Paraná. 

Seguindo orientação do Fórum das Entidades Sindicais (FES) a assembleia também deliberou por estado de greve, pelo não pagamento da data-base, e caso se configure em novo calote por parte do governo do estado, os servidores devem entrar em greve ainda neste mês de junho.

As lideranças dos sindicatos que representam servidores públicos e compõem o Fórum das Entidades Sindicais do Paraná (FES) deram início a preparação para uma greve geral unificada.

Segundo o Sintesu, a decisão é uma resposta diante da postura do governo Ratinho Junior (PSD) que ainda não anunciou o pagamento da reposição salarial do funcionalismo.

O FES busca uma reunião com Ratinho Junior, com objetivo de que o governador se posicione oficialmente sobre a data-base. Caso os servidores não tenham resposta concreta para solucionar o impasse, a deliberação é por greve estadual a partir do dia 25 junho.