quarta-feira, maio 15, 2019

Toneladas de LIXO são RETIRADOS dos córregos onde a PREFEITURA de GUARAPUAVA realiza o Desassoreamento

             
Quem passa pela ponte da Vila Bela, percebe a diferença após o trabalho de desassoreamento e limpeza feito pela equipe da Prefeitura da Guarapuava. Os trabalhos nos córregos e rios da cidade são ações constantes da administração municipal para prevenir e minimizar os riscos de inundações.

Esta semana, a equipe da Secretaria de Obras está concentrando os serviços no rio Engenho, que deságua no rio Cascavelzinho, no bairro Vila Bela. “O trabalho é contínuo em vários pontos da cidade. Já estivemos no Irco, Parque das Crianças, Praça da Fé, Vila Carli, Jardim das Américas e Aragão de Matos Leão”, destacou o vice-prefeito e secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro.

Essas ações que previnem alagamentos na cidade, poderiam ser minimizadas pela conscientização da população que joga toneladas de lixos nos rios. Além da grande quantidade de pneus descartados, é possível ver eletrodomésticos, roupas, entre outros. Desta forma, o serviço que já ocorreu no local precisa ser repetido diversas vezes. “Nosso trabalho tem um efeito significativo quando a população contribui”, afirmou Itacir.

Ainda segundo o secretário, uma maneira de preservar o meio ambiente e ajudar na limpeza dos rios, é fazendo parte das Feiras Solidárias, onde ocorre a troca de lixo reciclável por alimentos. “Se a população ao invés de jogar o lixo nos rios, participar das feiras solidárias, além da troca de produtos recicláveis por alimentos, nossos córregos serão menos poluídos e o risco de enchentes será minimizado”, concluiu o vice-prefeito.

Os próximos pontos para desassoreamentos e limpezas serão nas regiões do Boqueirão e Concórdia.