segunda-feira, maio 13, 2019

Ponte da Integração, lançada por Bolsonaro e Marito, é novo marco do Brasil e Paraguai

As obras da ponte, que vai ligar Foz do Iguaçu (PR) a Presidente Franco (Paraguai), começam ainda neste semestre. Construção será paga por Itaipu.

Os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez, lançaram nesta sexta-feira (10), em Foz do Iguaçu, a pedra fundamental da segunda ponte que ligará os dois países. A data de lançamento coincide com as festividades de aniversário de 35 anos de geração e de 45 anos de criação da Itaipu Binacional, que vai pagar integralmente a construção da nova ponte, com recursos da margem brasileira.

Durante a cerimônia foram assinados convênios relacionados à construção e ao repasse de recursos da Itaipu Binacional. Um deles delega ao Governo do Paraná a responsabilidade pela administração da obra. Outro convênio é com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que desenvolveu os projetos executivos da ponte.

Todo o evento foi acompanhado da outra margem do Rio Paraná, em território paraguaio, onde um grupo de autoridades se reuniu para marcar o momento histórico. Após o descerramento da placa da pedra fundamental, houve queima de fogos na margem paraguaia. 

Participaram da cerimônia, além dos presidentes, os ministros brasileiros da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro; da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; das Relações Exteriores, Ernesto Araújo; de Infraestrutura (Transportes), Tarcísio Gomes de Freitas; de Minas e Energia, Bento Albuquerque; e do Desenvolvimento Regional (Integração), Gustavo Henrique Canuto. 

Também compareceram o governador do Estado do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior; o governador do Departamento de Alto Paraná, Roberto Gonzalez; os diretores-gerais brasileiro e paraguaio da Itaipu, Joaquim Silva e Luna e Jose Alberto Alderete Rodríguez; além de outros diretores e conselheiros da usina, autoridades e empresários do Brasil e do Paraguai.