quinta-feira, maio 16, 2019

Policia Militar cumpre reintegração de POSSE ..foram 23 anos de ocupações

Onze famílias foram retiradas da comunidade de Jangadinha, na zona rural de Cascavel, no oeste do Paraná, em cumprimento de um mandado de reintegração de posse, nesta quarta-feira (15).

De acordo com a Polícia Militar (PM), 140 policiais participaram da ação. Pontos de bloqueio foram montados na estrada que dá acesso ao local. A PM informou que, quando os policiais chegaram, a maior parte das famílias já havia deixado o local.

Cerca de 30 pessoas moravam na propriedade, que foi ocupada em 1996. Na época, 31 famílias ocuparam a propriedade. Vinte delas foram regularizadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Em 2010, um novo proprietário da área conseguiu, na Justiça, a ordem de desocupação do local.

Alguns moradores relataram que tiveram pouco tempo para deixar o local. Parte dos animais que eram criados na propriedade foram deixados pelas famílias.
A PM informou que a reintegração foi pacífica.

Prefeitura negocia

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC), disse que deve publicar um decreto de interesse público, em um prazo de 30 dias, para criar uma vila rural no local. Com isso, o prefeito afirmou que espera que as famílias voltem para propriedade até o fim do ano.

"Tem que ter a avaliação de um perito, ver se é uma área produtiva. E, claro, trazer as famílias para que eles possam fazer um projeto daquilo que eles já estão fazendo. Eles estão plantando, colhendo e, aliás, fornecem para a prefeitura através da venda de merenda escola", disse Paranhos.