domingo, maio 26, 2019

Mortes por gripe aumentam no Paraná e chegam a 31

Trinta e uma pessoas já morreram por causa da gripe neste ano no Paraná. É o que mostra um novo boletim divulgado hoje (22) pela Secretaria Estadual da Saúde. Só na última semana, foram nove mortes confirmadas – um aumento de 41% desde a semana anterior. Nesse mesmo período, 35 novos casos graves foram confirmados no estado.

As vítimas fatais da doença viviam nos municípios de Curitiba, Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina, Paranavaí, Vera Cruz do Oeste e Juranda. Mas os casos de gripe estão espalhados por praticamente todas as regiões do Paraná, de leste a oeste. A região de Curitiba registrou o maior número de doentes até agora: foram 36 casos confirmados e sete mortes.

Em seguida, estão as regionais de Cascavel e Foz do Iguaçu. A secretaria da Saúde recomenda que toda a população se vacine contra a gripe, especialmente crianças com até seis anos de idade, gestantes, idosos, doentes crônicos e mães de bebês com até 45 dias, além de professores e profissionais da saúde.

A vacina é gratuita para esses grupos, e está disponível em qualquer posto de saúde do estado. A campanha de vacinação contra a gripe vai até o final deste mês. Até agora, 69% do público-alvo foi vacinado no Paraná.