terça-feira, maio 14, 2019

Investimentos no sistema prisional do estado

O Governo do Estado entregou armas, rádios comunicadores e veículos de escolta ao Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), com objetivo de equipar e modernizar o sistema prisional do estado.
O Diretor da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, Marcos Andrade, comenta os investimentos, “essa semana foi feita a entrega de camburões F4000, tamanho maior do que as viaturas normais que nós temos. Esses veículos serão usados nas penitenciárias onde a demanda tem um número muito elevado de escoltas”.

A novidade é a implantação do sistema de videoconferência em todas as unidades do Paraná e cadeias públicas onde a gestão é de responsabilidade do Depen. Essa medida visa diminuir os riscos de segurança com o deslocamento e custos com pessoal e veículos, pois todo deslocamento é realizado sob a escolta da Polícia Militar.

Em relação às armas que foram adquiridas, Marcos Andrade destaca que todos os agentes penitenciários serão contemplados, “eles terão que passar no exame, serão devidamente habilitados através de vários cursos. A princípio todos os agentes penitenciários que quiserem a arma do estado em cautela, uma ‘Ponto 40’, terão acesso nos próximos dias”.

Com a aquisição dos equipamentos, o Diretor destaca que será possível oferecer maiores condições para os profissionais desempenharem seu trabalho.