sexta-feira, 17 de maio de 2019

Alunos da Rede Municipal participam de peça teatral em Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul recebeu nesta quinta-feira, 16, a peça “O Medo de Terezinha”, apresentada pelo Circo Teatro Sem Lona, no Cine Teatro Iguassu. O espetáculo, apresentado as 09h e às 14h, abordou o tema de abuso sexual sofrido por crianças e adolescentes. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Secretaria Municipal de Educação. O objetivo foi conscientizar as crianças em relação ao tema e também alertar a sociedade em como agir caso ocorra um caso de abuso. 

A história foi inspirada em Alice no País das Maravilhas e abordou a passagem para a adolescência dentro de um ambiente que deveria ser seguro. 

A ideia da apresentação teatral foi de mostrar para as crianças e adolescentes que existem segredos que ninguém deveria carregar para si próprio. A história relatada “O Medo de Terezinha” que vem de encontro com as inúmeras vítimas de violência sexual que surgem no dia a dia dentro do contexto familiar ou fora dela. A peça fez uma analogia à vulnerabilidade infantil, que por muitas vezes as crianças e adolescentes têm medo e/ou não sabem como expor ou procurar ajuda diante da violência e/ou abuso praticado.

CASOS

Em Laranjeiras do Sul, no ano de 2018, foram registradas 33 denúncias de violência sexual de crianças e adolescentes. Em 2019, entre os meses de janeiro a maio, 12 casos já foram registrados. Todos os casos são encaminhados pelo Conselho Tutelar ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) para acompanhamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário