terça-feira, abril 30, 2019

Paraná - Vacinação contra a febre aftosa inicia do dia primeiro de maio

Produtores rurais de todo o Paraná devem ficar atentos para a campanha de vacinação contra a febre aftosa, que inicia dia 1º de maio.

Na região Oeste, quase 600 mil animais devem receber a dose nesta etapa, que irá imunizar o rebanho de zero a 24 meses. No núcleo da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) de Cascavel são 450 mil cabeças que devem receber a dose, já no núcleo de Toledo serão 147 mil bovinos.

A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus, sendo uma das mais contagiosas que atingem os bovinos, búfalos, ovinos, caprinos e suínos. Causa febre, seguida do aparecimento de vesículas principalmente na boca e nos cascos, dificultando a movimentação e alimentação dos animais, o que acarreta elevada e rápida perda de peso e queda na produção de leite, tendo como consequência grandes prejuízos na exploração pecuária.

No campo os produtores sabem da importância da vacinação e colaboram para que a meta de 100% de imunização seja atingida.

Este ano a novidade é que a dose da vacina diminui de 5 para 2 ml, com a redução do adjunto oleoso, com o objetivo de provocar menor reações, que era uma das queixas dos pecuaristas.

O valor não sofrerá muita alteração e a média deve permanecer como ano passado, de R$ 1,20 a R$ 1,50 a dose.

A orientação é que os produtores já se organizem e não deixem para a última hora.

O Paraná é reconhecido como Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação. Mas luta há anos pelo status de Área Livre sem Vacinação, como em Santa Catarina. Agora, tudo indica que essa será a última campanha de imunização.

O status Livre de Febre Aftosa sem Vacinação possibilitará ao Paraná abertura de mercados que remuneram melhor o produto, mas têm essa exigência, como o Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul.