segunda-feira, abril 15, 2019

Nova Laranjeiras - Com o tema Prevenção ao Suicídio, Secretaria de Saúde realiza hiperdia na Câmara de Vereadores

A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do Núcleo de Apoio de Saúde à Família (NASF), em parceria com a Estratégia de Saúde da Família, e tem como objetivo. Manter um cuidado especial com quem sofre de hipertensão arterial, popularmente conhecida como “pressão alta”, e com o Diabetes.

Participaram de mais esta reunião do Grupo Hiperdia, idosos hipertensos e/ou diabéticos e o público assistiu, compartilhou exemplos e se emocionou com a palestra de prevenção ao suicídio e valorização da vida.

Em todos os encontros dezenas de pessoas tem comparecido, isso mostra a preocupação dos Novalaranjeirenses com a saúde, e neste encontro, foi realizado uma roda de conversa com os participantes abordando assuntos, sobre o tema de prevenção ao suicídio, que visa debater sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e de pedir ajuda ao próximo.

Geralmente, as orientações são realizadas uma vez por mês, uma vez que os agentes comunitários visitam cada residência e realizam o convite para as pessoas participarem. A ação faz parte do programa Hiperdia.

Os temas de orientação são escolhidos em reuniões realizadas com os Agentes Comunitários de Saúde e a equipe do NASF.

Após as orientações, os participantes também realizam aferição da pressão arterial e também tiram dúvidas sobre os atendimentos realizados na unidade.