sábado, abril 13, 2019

Laranjeiras do Sul discute “Rede de Urgência e Emergência” na 13ª Conferência Municipal de Saúde

Realizada nesta sexta-feira, 12, a 13ª Conferência Municipal de Saúde, que reuniu pessoas dos mais distintos segmentos da sociedade civil organizada. O evento foi realizado no Auditório da APAE. Com o tema “Rede de Urgência e Emergência”, a Conferência serviu para escolher os representantes dos usuários e trabalhadores da saúde, que representarão Laranjeiras do Sul na Conferência Estadual, que ocorrerá de 11 a 13 de junho em Curitiba.

“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático, entre todos os segmentos da sociedade (usuários, trabalhadores de saúde, prestadores de saúde e gestores), que tem por objetivo a construção de políticas públicas em saúde para nossa cidade, estado e país, por isso foi extremamente importante a participação da população “, avaliou o secretário de saúde do município, Valdemir Scarpari.

Na oportunidade, para falar sobre a Rede Estadual de Urgência e Emergência, o evento teve a palestra com a responsável pelo setor de TFD (Tratamento Fora do Domicílio) da 5ª Regional de Saúde, Lisiana Michelle Volpato Savaris. “Tivemos a felicidade na escolha do tema da Conferência. A palestrante colocou muito bem como seria a instalação do SAMU Regional. O trabalho é árduo e longo. Com a implantação, Laranjeiras do Sul será contemplada com uma Unidade de Atendimento de suporte avançado”, afirmou Scarpari.

Presenças

Além do prefeito Berto Silva e do Secretário de Saúde, Valdemir Scarpari, vereadores, servidores da saúde, representantes dos hospitais do município e a população em geral, participaram das discussões. No final da Conferência foram eleitos os representantes dos usuários e trabalhadores da saúde, que representarão Laranjeiras do Sul na Conferência Estadual.

Do segmento dos usuários, vai representar o município na Conferência Estadual, Rosimeri Manoel Carvalho como titular e Cláudio Rufino como suplente. Dos trabalhadores e prestadores vão participar da plenária regional, no dia 17 de abril, onde serão eleitos os delegados para a Conferência estadual, Altieres Rochteschel, trabalhador da saúde e Fabiano Popia, prestador de serviços.