segunda-feira, abril 01, 2019

Foz do Jordão - Suspeitos de fraude no programa de agricultura familiar EX VEREADOR CLEBERSON foi PRESO pela Policia Federal


RELEMBRE o caso...

Uma operação da Polícia Federal (PF), realizada na manhã desta sexta-feira (16), terminou com a prisão de quatro pessoas, dentre elas, o vereador Cleberson Sinhorin da cidade de Foz do Jordão, a 346 km de Curitiba. Os presos são suspeitos de desviar recursos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio do Programa de Agricultura Familiar. A polícia não divulgou o nome do vereador.

De acordo com a PF, os suspeitos fraudavam notas fiscais de produtores rurais da cidade, através de uma associação que participava de licitações do governo e vendia a produção dessas pessoas. As mercadorias deveriam ser entregues em entidades públicas, como escolas, por exemplo. O esquema é investigado desde agosto de 2011.

Segundo o delegado Maurício Todeschini, a associação inseria nas notas fiscais itens que sequer eram cultivados pelos agricultores. “Havia notas em que aparecia milho, mas quando fomos conversar com o agricultor, ele nos disse que para ter milho precisava comprar ou pedir para os vizinhos”, conta. Até o momento, a polícia descarta a participação de produtores rurais no esquema de desvio de dinheiro.

A investigação também descobriu que a associação incluía nomes de agricultores no programa, que não faziam parte da entidade. Segundo a polícia, a associação forjava notas fiscais dessas propriedades e recebiam o dinheiro do governo, mas não repassavam para ninguém....