quinta-feira, abril 25, 2019

Encontro Formativo é realizado no NRE da Laranjeiras do Sul

Dando continuidade aos trabalhos junto às Escolas, o Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul está promovendo durante esta semana os “Encontros Formativos da Equipe Gestora”, sendo estes divididos em 3 (três) polos. Nesta quinta-feira a formação acontece nas dependências do Núcleo e conta com a participação dos Gestores e Pedagogos dos municípios de Marquinho, Porto Barreiro, Virmond, Rio Bonito do Iguaçu, Cantagalo e Laranjeiras.

No primeiro encontro foram trabalhados os Planos de Ação das Escolas, onde cada equipe gestora (diretor e pedagogo) contribuiu nas ações planejadas pelas outras escolas. Neste segundo momento, o foco de trabalho está sendo o Conselho de Classe e a Hora-Atividade.

Conselho de Classe

É importante que a Escola procure desenvolver a consciência e a cultura do trabalho com o Conselho de Classe em seus três momentos: Pré-conselho, Conselho de Classe e o Pós-conselho. Todas as etapas devem ser norteadas pelas notas e frequência.

Hora Atividade

O objetivo da oficina é propor ações e encaminhamentos para que a equipe pedagógica realize um trabalho efetivo de formação com os professores na hora atividade, utilizando a análise dos instrumentos avaliativos com ênfase na prova e o plano de aula do professor.

Ainda na oportunidade o Chefe do NRE, professor Lidio dos Santos, fez uma breve explanação em relação aos resultados da primeira etapa da Prova Paraná que foi aplicada em março. Salientou que as Escolas do Núcleo de Laranjeiras estão no caminho certo, e que seguramente os índices propostos para o Estado, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática serão satisfatórios.

Em relação aos temas específicos da formação, Lidio enfatiza que a análise dos instrumentos de avaliação possibilita à equipe gestora conhecer e atuar nas potencialidades e fragilidades do trabalho do professor, deixando claro a necessidade de planejar bem o que será ensinado em cada aula, e tudo isso pode ser feito por meio da elaboração do plano de aula.