domingo, março 31, 2019

Rio Bonito do Iguaçu - Secretária de Saúde convoca população a combater a Dengue e a Febre Amarela

    A secretária de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu, Elenice Silmara de Oliveira (Neguinha), acompanhada do coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), João Paulo Kailer, orientam a população para combater os focos do mosquito aedes aegypti.

Rio Bonito está com índice bastante alto (2,40%) do mosquito onde o preconizado é abaixo de 1%, e assim evitaria o risco de epidemias.

Os agentes comunitários de saúde (ACS) todo dia 9 de cada mês fazem visitas aos moradores da cidade orientando que eliminem os criadores do mosquito e só assim evita a doença. No próximo dia 9 de abril será feito um grande mutirão para a limpeza e eliminação de criadouros.

Estarão envolvidas nesta grande ação todas as secretarias do Governo Municipal e juntamente com as agentes e funcionários da Saúde, estarão passando por toda a cidade recolhendo lixos e entulhos.

O servidor responsável pela jardinagem da cidade, o senhor Olavo Peixoto, já está em ação com sua equipe fazendo a limpeza de terrenos baldios.

Febre Amarela

Em uma entrevista na Radio local em Rio Bonito do Iguaçu , concedida pela secretária Neguinha, também foi abordado sobre a Febre Amarela que também está em situação de alerta no Paraná. Recentemente houve um óbito de um macaco no Estado com os sintomas da doença.

A secretária Neguinha ainda falou sobre a importância de se tomar a vacina. “Quem não tomou nenhuma dose, deve procurar a unidade mais próxima porque Rio Bonito tem bastante pessoas flutuantes e o nosso município é mais região de interior”, aponta a secretária.

Conferência Municipal de Saúde

Ao final da entrevista, a secretária Neguinha aproveitou para convidar a população a participar da Conferência Municipal de Saúde que será no próximo dia 4 de abril a partir das 8h e encerramento às 16h.

Serão abordados temas como: democracia e saúde, saúde como direito, consolidação e direitos do SUS e terá como palestrante o procurador jurídico do município, o advogado Dr. Ricardo Corso.

Haverá também uma palestra com o psicólogo Dr. Eduardo Bernardo Nogueira, sobre saúde mental. A Secretaria Municipal de Saúde reforça o convite para que toda a população participe da conferência e das demais ações de prevenção.