terça-feira, março 12, 2019

Primeira ‘Prova Paraná’ será aplicada nesta quarta (13)

A primeira Prova Paraná, ação inédita desenvolvida pela Secretaria de Estado do Paraná, será aplicada nessa quarta feira (13), para mais de 600 mil alunos da rede pública de ensino. Vão fazer a prova os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental das redes estadual e municipais de educação (dentro do acordo de cooperação com 397 municípios); do sexto e nono anos do Ensino Fundamental e do primeiro e terceiro anos do Ensino Médio da rede estadual.

Toda a estrutura necessária para a aplicação da Prova Paraná será fornecida pela Secretaria, desde os cadernos de prova até o aplicativo para a correção digital e instantânea. Com os resultados da Prova Paraná, os Núcleos Regionais de Educação terão um diagnóstico preciso das dificuldades de aprendizagem dos alunos. Com foco nos resultados, as equipes poderão elaborar Planos de Ação voltados à melhoria da aprendizagem em apoio a nossas Escolas.

COMO VAI SER

Os cadernos de prova já foram impressos e distribuídos pela Secretaria para todas as escolas. A prova terá 40 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática.

A Secretaria da Educação orienta que as escolas apliquem a prova no turno no qual os estudantes estão matriculados. A duração do teste é de duas horas, prazo que pode ser estendido em até uma hora para alunos com necessidades especiais.