sábado, março 30, 2019

Prefeitura realizará campanha de coleta de vidros e lâmpadas em Laranjeiras do Sul

Uma ação que visa a preservação da natureza e do Meio Ambiente. Assim será a campanha de coleta de vidros e lâmpadas que a prefeitura, através das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Saúde, Educação, Viação e Transportes e Núcleo de Educação, vai realizar em Laranjeiras do Sul. A iniciativa busca dar um destino correto para estes materiais, contribuindo desta forma com o meio ambiente e a limpeza da cidade. A entrega poderá ser feita de 22 a 25 de abril, tendo como ponto de referência 20 escolas, sendo 13 da rede municipal, inclusive do interior e 7 da rede Estadual. Já no dia 26, uma empresa especializada vai fazer a coleta e realizar o destino correto. 

Com exceção de vidros temperados, como para-brisas de veículos, os demais serão recolhidos, tais como garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e outros tipos de bebidas; potes de alimentos; cacos de vidros; frascos de remédios; frascos de perfumes; vidros de janelas e portas; pratos, tigelas e copos, além de lâmpadas. A orientação é de que os vidros sejam depositados nos recipientes que serão colocados nas escolas, para depois serem coletados pelo caminhão que dará o destino correto. 

“Com a campanha de coleta de vidros, queremos sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de ajudar a preservar o meio ambiente, dando uma destinação correta a esse material. É necessário promover a mudança de comportamento para uma melhor qualidade de vida da comunidade, além de motivar e mobilizar a sociedade para novas práticas sociais, entre elas o hábito da separação dos resíduos. Por isso que em conjunto decidimos realizar esta campanha educativa com a participação das escolas municipais e estaduais de Laranjeiras do Sul”, disse o secretário de Saúde Valdemir Scarpari. 

Para o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Celso de Azevedo, a Secretaria percebeu a necessidade em realizar a coleta. “Várias pessoas nos procuraram reclamando que não sabem o que fazer com os vidros. Encontramos um parceiro que se prontificou em fazer o recolhimento e dar o destino final. Por isso, conclamo a todas as pessoas que possuem algum tipo de vidro, menos para-brisas de carro, que levem em uma das escolas que servirá como ponto de referência, que no dia 26 o caminhão vai passar fazendo o recolhimento”, disse Azevedo. 

Por ser uma campanha educativa, a Secretaria Municipal de Educação e o Núcleo Regional de Educação foram convidados, e também estarão engajados nesta coleta. “A Secretaria de Educação terá uma participação efetiva, porque vamos envolver todas as escolas municipais, já que é através dos alunos que chegamos nas famílias”, disse Pierina Almeida, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal e Educação. 

Já o Núcleo Regional de Educação sempre tem se colocado como parceiro em todos os projetos desenvolvidos pela prefeitura. “É muito importante um programa como este. Tenho certeza que vai trazer bons frutos não só na coleta, mas também no processo de ensino aprendizagem. Por isso que nós somos parceiros”, disse o chefe do Núcleo de Educação Lídio dos Santos. 

ESCOLAS QUE SERVIRÃO COMO PONTOS DE ENTREGA
Escola Água Verde 
Escola Aluisio Mayer (Centro)
Escola Florindo Pellizzari (Caic) 
Escola José Bonifácio (Palmeiras) 
Escola Padre Gerson (Centro) 
Escola Teotonio Vilela (Presidente Vargas) 
Escola Valdemar Boeira (Cristo Rei) 
Escola Leocádio Correa (Cristo Rei)
Escola Vereador Antônio Ribeiro de Oliveira (Nossa Senhora Aparecida)
Escola Raquel de Queiroz (Passo Liso)
Escola Terezinha M. M. Andreeta
Escola Rural Pe.Josimo M. Tavares
Escola Rural João Rodrigues da Silva
Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos - Ceebja
Centro Estadual de Educação Profissional Professora Naiana B. Souza
Escola Estadual Érico Veríssimo
Colégio Estadual Floriano Peixoto
Colégio Estadual Professor Gildo Aluisio Schuck
Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho
Colégio Estadual de Laranjeiras do Sul