quarta-feira, março 13, 2019

Prefeito ALVARO de CHOPINZINHO cria penalizações para PESSOAS que praticarem MAUS TRATOS aos ANIMAIS em Chopinzinho

Preocupados com o bem-estar dos animais de estimação e na busca de incentivar os trabalhos da ADAC (Associação de Defesa dos Animais de Chopinzinho), o prefeito Álvaro Scolaro encaminhou na semana passada para a Câmara Municipal de Vereadores, o Projeto de Lei 12/2019, que visa firmar parceria com a ADAC e cria penalizações para as pessoas que praticarem maus tratos aos animais.

A ADAC contará com melhores condições para desenvolver o trabalho em Chopinzinho. “Essa legislação está abrindo possibilidade de o município firmar parceria com ADAC. Essa associação de voluntários, já recebem denúncias e desenvolvem ações, com essa parceria podemos melhorar e fortalecer o trabalho deles”, afirma Scolaro.

O projeto também engloba as ações relacionadas ao controle populacional de cães e gatos, punições as pessoas que praticarem maus-tratos e estímulo a adoção.

Para Karison Casara Decarli, que atuou conjuntamente com a administração na redação, "o projeto visa a proteção da vida dos animais (cães, gatos, equídeos) de forma a punir severamente os agentes causadores de mais tratos, proporcionando ainda à ADAC uma fonte de recurso que será extraído das multas aplicadas. Importante é agradecer ao prefeito Álvaro e ao vereador Nereu Hengem por reconhecerem a urgência do município em possuir uma legislação de proteção animal e sobretudo, de saúde pública".

Na Câmara Municipal de Vereadores, o vereador Nereu Hengem abordou o assunto em outras oportunidades. Com o envio do projeto pela Administração Municipal, Hengem está articulando com os demais vereadores a sua aprovação.

Assim que o projeto entrar em vigor, Chopinzinho se torna referência para o sudoeste em adotar políticas públicas voltadas ao bem-estar animal. O texto também garante um trabalho contínuo entre a ADAC e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, onde juntas vão promover programas de educação e conscientização da população a respeito da posse responsável de animais domésticos.