sexta-feira, março 29, 2019

Paranaenses que trabalharam em Brumadinho são homenageados na Alep

Os bombeiros e policiais paranaenses que ajudaram no trabalho de busca e resgate de vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, foram homenageados na Assembleia Legislativa do Paraná. Os profissionais receberam menções honrosas pelo empenho, atitude e entrega que foram essenciais para que mais vidas fossem salvas.

A solenidade foi realizada ontem (27) à noite. E segundo o deputado Tião Medeiros (PTB), autor da proposta, o gesto é uma forma de mostrar que o Paraná está muito bem representado e que o estado foi, desde o início, solidário aos afetados pelo desastre que impactou o país e o mundo.

O Paraná foi o primeiro estado do Brasil a enviar uma força-tarefa a Minas Gerais com pessoal e equipamentos para ajudar nos desdobramentos do desastre. A barragem se rompeu em 25 de janeiro e as equipes do estado foram encaminhadas dois dias depois.

Participaram equipes do Gost, o Grupo de Operações de Socorro Tático, dos Bombeiros, que é referência em ações de busca e salvamento, assim como do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar, uma geóloga e dois capitães da Defesa Civil e uma perita criminal da Polícia Civil.

Dois cães farejadores da 5ª companhia independente de PM – o Thor e a Brida – que atuaram indicando pessoas soterradas na lama, também estiveram na solenidade na Alep.