terça-feira, março 19, 2019

Parabéns a toda população riobonitense. Povo de guerreiros(as), honrado(as) e trabalhador(as) do campo e da cidade

Rio Bonito do Iguaçu é um município brasileiro do estado do Paraná.

O território que hoje constitui o município de Rio Bonito do Iguaçu foi movimentado apartir do ano de 1769. Neste período sulcou as água turva do Rio Iguaçu a bandeira explora doura do Capitão Antonio da Silveira Peixoto, que amando do Governador Geral da Capitania de São Paulo, partiu da região de Curitiba a fim de explorar a porção sul e oeste da 5º comarca de São Paulo.

Esta bandeira lançou os fundamentos básicos de União da Vitória e prosseguiu viagem, singrando as águas do Rio Iguaçu, explorando suas margens até chegar à sua embocadura no Rio Paraná.

Pelo Planalto através dos Campos Gerais, região foi atingida após o descobrimento e ocupação dos Campos de Guarapuava, apartir 2º parte do século passado. Período em que inúmeras sesmaria foram distribuídas a que se atrevesse à povoá-las nesse imenso quadrilátero, dentre as quais, a semaria dos Nogueiras.

Nesta época esta região era amplamente ocupada por povos indíginas do grupo Caingangues, que se dividiam entre Dorins, Camés e Vetores. A família Nogueira que teve na figura de José Nogueira do Amaral seu grande nome, abriu um picadão na mata virgem, ligando as margens do Iguaçu à antiga estrada carroceria de Foz do Iguaçu.

Com o passar dos anos a localidade foi sendo povoada, mesmo que parcialmente, por famílias que objetivavam crescer social e economicamente com a região. Rio Bonito foi ária de influência do efêmero Território Federal do Iguaçu, criado em 1943 e cuja capital foi Laranjeiras do Sul.

Nesta época já havia se formado no lugar um pequeno povoado, que foi aumentando com a crescente onda migratória, notadamente a alemã e italiana. Pela Lei n° 19, de 30 de novembro de 1953, foi criado Distrito administrativo de Rio Bonito, com território pertencente ao município de Laranjeiras do Sul.

Em 1986 foi criado o conselho de desenvolvimento Comunitário de Rio Bonito, que dentre outras coisas, queria a emancipação política do distrito. No entanto, a negociação arrastara-se por vários anos apesar do empenho político da comunidade, sendo que somente em 1990 é que realmente conseguiram seu intento.

Através da Lei Estadual n° 9.222, de 03 de abril de 1990, sancionada pelo Governador Álvaro Fernando Dias, Rio Bonito ganha foros se município emancipado, com território desmembrado de Laranjeiras do Sul. A estalação oficial deu-se em 01 de janeiro de 1993. Rio Bonito do Iguaçu atualmente pertence à MICROREGIÃO 18 CANTUQUIRIGUAÇU.

SEGUNDA PARTE DA HISTÓRIA RECENTE DE RIO BONITO DO IGUAÇU

HISTÓRIA DOS ASSENTAMENTOS IRENO ALVES DOS SANTOS E MARCOS FREIRE

O Assentamento IRENO ALVES DOS SANTOS foi criado no ano de 1996, com 900 famílias assentadas e inclui as comunidades de Primeira Conquista (Sede do Assentamento), Arapongas, Nova Santa Rosa, São Francisco, Juriti, Alta Floresta (que no início recebeu o nome de Centrão, depois foi mudado pela comunidade para Alta Floresta), Água Mineral (Irmã Dulce), Boa Esperança, Nossa Senhora Aparecida e Campos Verdes.

No ano de 1997 foi conquistado o ASSENTAMENTO MARCOS FREIRE, por 601 famílias excedentes do Assentamento Ireno Alves dos Santos e inclui as comunidades Paraíso, Campos Verdes, Quatro Encruzo, Alto Alegre, Centro Novo, Camargo Filho, Santa Luzia, Aliança, Apra, Cristo Rei, Nova Aliança, Água Morna e Alto Água Morna.

“Na madrugada de 17 de abril de 1996, mais de 3.000 famílias do MST ocuparam o latifúndio da Fazenda Giacomet-Marodim, em Rio Bonito do Iguaçu. Era o início de uma luta de dois anos de acampamento até se tornarem assentados. A desapropriação dos 26 mil hectares da fazenda aconteceu em 1998, quando 1.501 famílias foram assentadas.

Os dois assentamentos são divididos em 27 comunidades, com centros comunitários e espaço de lazer. Antes das famílias Sem Terra ocuparam a fazenda Giacomet o município de Rio Bonito do Iguaçu tinha pouco mais de cinco mil habitantes, hoje esse número se multiplicou se transformando em um dos maiores assentamentos do Brasil... E essa história segue... E Rio Bonito do Iguaçu cresce!”

No início de 1996 havia no Brasil aproximadamente 22 mil famílias acampadas. Durante o ano foram realizadas mais 176 ocupações, que mobilizaram 45.218 famílias em 21 estados. Foi um recorde na história do MST. A média era de 50 ocupações anuais com mais de 16 mil famílias. Nos dados acima estão incluídas as famílias que se acamparam em Rio Bonito do Iguaçu.

O início da vinda das famílias para o acampamento foi dos dias 25 de março a 16 de abril de 1996, vinha gente de diversas regiões e todos os que chegavam era cadastrados e aceitos. Segundo levantamento realizado pela coordenadoria geral da época, as famílias acampadas vieram de sessenta e dois municípios diferentes, tinham dezesseis tipos de religiões e culturas das mais variadas possíveis.

Também vieram de dois acampamentos pequenos já formados, um em Saudade do Iguaçu e outro em Laranjeiras do Sul, que se reuniram e formaram um grande acampamento.

Aproximadamente 3048 famílias que faziam parte do MST se acamparam em 1996 na BR 158, entre Rio Bonito do Iguaçu e Laranjeiras do Sul. Esse acampamento foi considerado o maior da América Latina. Tinham objetivo de conseguir a posse da terra do latifúndio da Fazenda Giacomet Marodim, formando os assentamentos Marcos Freire e Ireno Alves dos Santos. Começou a partir daí uma nova etapa na história deste pequeno Município, que muda toda sua estrutura para atender quatro vezes mais pessoas do que o número de habitantes que possuía.

O pensamento inicial em formar um grande acampamento de Trabalhadores Rurais Sem Terra no Município de Rio Bonito do Iguaçu no ano de 1996 iniciou com o cadastramento das famílias que demonstravam a intenção de trabalhar na agricultura, conquistando as terras para sobreviver.

Á primeira vista o acampamento parecia ser um ajuntamento desorganizado de barracos, mas possuía determinadas disposições conforme a topografia do terreno e as condições de desenvolvimento da resistência ao desejo e das perspectivas de enfrentamento com jagunços. Nesses espaços faziam plantações pequenas (hortas), farmácia improvisada, escola, local de assembléias, etc.

O acampamento era um espaço e tempo de transição na luta pela terra, com realidades em transformação, espécie de materialização da organização dos sem terra e traziam em si os principais elementos organizacionais do movimento. Formavam espaços de lutas e resistências e as ações de ocupar e acampar interagiam nos processo de espacialização e territorialização [...]”.

Atualmente Rio Bonito do Iguaçu possui três assentamentos: Ireno Alves dos Santos, Marcos Freire e Primeiro de Maio.

Além disso, existem os acampamentos aonde as famílias chegaram há cerca de 4 a 5 anos atrás. Este abrange várias comunidades e sendo o maior deles conhecido como Herdeiros da Terra de Primeiro de Maio, que atualmente está em processo de se tornar o quarto assentamento.

Por conta dos acampamentos, Rio Bonito do Iguaçu hoje aproximadamente possui cerca de 20 a 21 mil habitantes, qual dado poderá ser atualizado a partir do novo Censo do IBGE previsto para este ano de 2019.