quarta-feira, março 13, 2019

Comitê Municipal Intersetorial da Saúde discute ações de apoio a Saúde Mental

Nesta terça-feira, 12, aconteceu uma reunião do Comitê Municipal Intersetorial da Saúde Mental e Enfrentamento de Violências.

A reunião contou com a participação da Coordenadora de Saúde Mental da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava e de representantes da Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Administração, Conselho Tutelar, CRAS, APAE, ACERBI e Câmara de Vereadores.

A coordenadora Regional de Saúde Mental, Viviane, enfatizou a importância da participação de todos os representantes do Comitê, destacando as ações que correspondem o mesmo, onde o objetivo é serem espaços de articulação, discussão e reflexão sobre a área da saúde mental a partir de sua realidade local.

Isso possibilita analisar as necessidades e os recursos, elegendo as prioridades do município, com possíveis estratégias de atuação e discussão de casos.

As ações de apoio a Saúde Mental estão historicamente vinculadas a política pública de saúde, que comprovadamente é insuficiente para atender a demanda deste campo. No ano de 2010, a IV Conferência Nacional de Saúde Mental Intersetorial foi, pela primeira vez, Intersetorial, com o tema “Saúde Mental direito e compromisso de todos” como responsabilidade de todos.

Saúde Mental no seu sentido mais amplo é sinônimo de estar de bem com a vida. Por isso, o envolvimento de muitas áreas de atuação, tanto nas ações de assistência, quando ocorrem alterações de saúde mental, como na prevenção de transtornos/doenças mentais e promoção da saúde mental.