domingo, março 17, 2019

Aliel participa de audiência pública sobre a Previdência em Guarapuava

    O deputado federal Aliel Machado (PSB) tem percorrido os municípios paranaenses para falar sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 6/2019), que propõe mudanças na Previdência Social. Na próxima sexta (22) o parlamentar participa de audiência pública na Unicentro em Guarapuava. Será a partir das 19h, no auditório Francisco Contini, no Campus Santa Cruz.

       A Previdência social é formada por um sistema que une Assistência Social, Saúde e Previdência Social. Para financiá-lo foi garantido na Constituição Federal de 1988 impostos como o PIS/Cofins, já embutido nos produtos, para cobrir esses custos. No entanto, para pregar a necessidade urgente da Reforma, o Governo utiliza apenas o que é arrecadado na previdência com o que se gasta com aposentadorias. Desta forma ele acentua o gasto para dizer que há um rombo.

A PEC foi encaminhada à Câmara em fevereiro e está sendo debatida entre os parlamentares. Mas muitas das alterações já causam preocupação em alguns parlamentares, inclusive no deputado ponta-grossense. Aliel argumenta que a proposta não corrige privilégios, mas as acentua.