quarta-feira, fevereiro 06, 2019

Sanepar quer antecipar aumento da tarifa de 25,63%

Em evento realizado com investidores nesta terça-feira (5), o presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Claudio Stabile, falou a respeito da possibilidade de antecipar o aumento escalonado na tarifa de água. 

Segundo ele, a empresa estuda uma proposta em que o reajuste de 25,63%, definido pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar) em 2017, seja aplicado completamente em dois ou três anos – e não até 2025, como inicialmente estabelecido. A razão é a defasagem provocada pelo congelamento da tarifa de água, realizado entre 2005 e 2010, durante o governo de Roberto Requião (MDB).
Na visão dele, a antecipação do aumento seria benéfica também para os consumidores. “Quanto mais tempo você posterga essa dívida, mais cara ela fica – e quem vai pagar essa conta é a população. Queremos agir de forma que os consumidores sejam menos penalizados pelo que não foi feito no passado”, disse Stabile, em entrevista, referindo-se ao período em que a conta de água ficou congelada.

Apesar de admitir a possibilidade de mudar o período estabelecido para o reajuste, o presidente da Sanepar afirmou que não há qualquer definição em relação ao assunto. Segundo ele, a proposta deve ser apresentada à Agepar em março. Depois, em abril, deve ser divulgado o valor do reajuste deste ano para que, em maio, os novos valores comecem a ser praticados.