terça-feira, fevereiro 05, 2019

Pinhão - Programa de Castração Animal já é realidade no município

A Prefeitura de Pinhão, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, está desenvolvendo desde o mês de novembro o Programa Municipal de Controle Ético de Animais – PANACEIA.

No início do ano de 2017, quando a atual gestão assumiu a Prefeitura, grande número de cães abandonados pelas ruas foi um dos primeiros temas a ser discutido. Em uma reunião que aconteceu nas dependências da Secretaria de Agricultura, local onde funcionava o departamento de Meio Ambiente, foram estabelecidas estratégias para solucionar o problema.

Em pouco mais de dois meses a iniciativa da Prefeitura de Pinhão por meio do PANACEIA, já realizou mais trinta procedimentos de castração, o que representa centenas de filhotes a menos abandonados pelas ruas. Além de fornecer ração, medicamentos e realizar campanhas educativas, o PANACEIA também consiste na castração de cães (fêmeas), as quais foram abandonadas nas ruas da cidade e hoje estão sobre os cuidados dos projetos Abrace e Adote e Cibele CãoMigão.

O secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, Valter Israel destaca que se as pessoas tiverem mais consciência, mais respeito, mais responsabilidade, logo o município não terá mais esse problema. “A administração está fazendo sua parte, porém é extremamente importante a comunidade entender que abandonar é errado e, que quando se tem um animal de estimação, como por exemplo, um cão, além de mantê-lo dentro dos limites do seu pátio, ele também precisa de cuidado e atenção”.