quinta-feira, fevereiro 07, 2019

Laranjeiras do Sul vai zerar a fila de cirurgias de '' CARNE no OLHO '' a pterígio

A Prefeitura de Laranjeiras do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta semana as cirurgias oftalmológicas de pterígio. Também conhecida como ‘carne no olho’, a doença é caracterizada por um tecido que cresce no globo ocular podendo atingir a pupila e afetar a visão. O objetivo é realizar mais de 100 cirurgias e zerar a demanda pelo procedimento no município. A última cirurgia de pterígio feita pelo SUS em Laranjeiras do Sul, foi realizada a mais de quatro anos. 

“Esta é uma demanda que estava represada há alguns anos. É a primeira vez que oferecemos o procedimento gratuito pela rede pública de saúde de Laranjeiras do Sul. É mais uma conquista do Governo Municipal para a população. O procedimento é simples, e a partir de agora quatro pessoas que estão na vila de espera serão atendidas por mês”, disse o Secretário de Saúde Valdemir Scarpari. 

A proposta da Prefeitura de Laranjeiras do Sul, através da Secretaria de Saúde, é de zerar a demanda reprimida de cirurgias eletivas. Até o momento, 20 laranjeirenses realizaram a cirurgia de adenoide e amígdala. Agora, quatro foram contempladas com a cirurgia de pterígio. Os recursos utilizados para zerar a fila de espera são do próprio município. As cirurgias proporcionam melhor qualidade de vida às pessoas, devolvendo ao cidadão sua vida, de trabalho e bem-estar.