segunda-feira, fevereiro 11, 2019

Laranjeiras do Sul - Saúde intensifica chamado para vacinação contra febre amarela

O boletim desta semana elaborado pela Secretaria da Saúde do Paraná sobre febre amarela registra dois novos casos da doença no Paraná, desta vez em Adrianópolis, na Região Metropolitana de Curitiba. O município faz divisa com o Estado de São Paulo, onde a doença vive um surto desde o ano passado. Um deles, inclusive, está internado na capital paulista; o outro apresenta uma forma mais leve da febre e está sendo tratado em Adrianópolis.

Os dois novos casos confirmados se somam ao primeiro registrado em Antonina, no final de janeiro. O jovem de 21 anos foi internado no Hospital Regional de Paranaguá e já foi liberado. No total, o Paraná investiga a notificação de 38 casos, mas 25 já foram descartados pelos exames de laboratório.

LARANJEIRAS DO SUL

Desde o começo de janeiro, a Secretaria Municipal da Saúde vem intensificando o alerta à população sobre a doença. De acordo com a Enfermeira e responsável pelo setor de epidemiologia, a vacina está disponível em todas as salas de vacina do município. “Laranjeiras do Sul não tem nenhuma notificação de pacientes suspeitos com a doença. É importante que a pessoa apresente a carteira de vacinação e, caso não tenha, é necessário apresentar um documento pessoal para identificação”, afirmou a enfermeira. A faixa etária recomendada para vacinação é de 9 meses a 59 anos.

SINTOMAS

Os sintomas iniciais da febre amarela são febre alta de início súbito, associada a dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dor no corpo e dor abdominal. O problema é que esses sintomas se confundem com outras doenças como leptospirose, gripe ou dengue. Esse é um dos motivos para que a população, em primeiro lugar, tome a vacina e, depois, procure atendimento médico aos primeiros sintomas para receber os cuidados necessários.