sábado, fevereiro 09, 2019

Deputada Cristina Silvestri vai pedir urgência na construção da Casa de Custódia em Guarapuava

Uma reunião com o Secretário de Segurança Pública do Paraná, General Luiz Felipe Kraemer Carbonell, foi agendada pela deputada estadual Cristina Silvestri (PPS) para tratar da urgência no processo de transferência da Cadeia Pública de Guarapuava, que hoje divide espaço com a 14ª Subdivisão Policial (SDP), no Centro de Guarapuava.

O agendamento foi solicitado um dia após policiais militares do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM) terem interceptado um homem que estava com 11 unidades de dinamites que seriam destinadas para explodir o “cadeião”.

“Já sabíamos da urgência, mas este caso evidencia, ainda mais, a necessidade dessa transferência. Não podemos imaginar os danos que teriam sido causados caso a explosão tivesse se concretizado”.

De acordo com a parlamentar, a última deliberação envolvendo a transferência ocorreu no final de 2018, quando o projeto de construção ainda estava em execução. Quando finalizado este projeto, a obra da nova Casa de Custódia será feita em um terreno doado pela prefeitura, em espaço próximo à Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG).

“Batalhei por este pleito desde o início do meu primeiro mandato e agora não será diferente. O local em que a cadeia está instalada hoje traz um sentimento de insegurança diário para toda a região central. As fugas são preocupantes e uma eventual troca de tiro também. A situação é urgente”.

A deputada lembra, ainda, que além da segurança, é necessário dar dignidade aos presos.

“Precisamos dar mais segurança para a população e, também, dignidade para os presos. O Estado precisa proporcionar condições para que os presos sejam recuperados, o que é uma das finalidades principais do sistema prisional”.