quarta-feira, fevereiro 13, 2019

Comissão de entidades públicas e sociedade civil debate o turismo em Rio Bonito do Iguaçu

Na tarde de terça-feira, 12, no Centro de Formação em Rio Bonito do Iguaçu, se reuniram representantes entidades do município, entre órgãos públicos e da sociedade civil para dar início à reestruturação do Conselho Municipal de Turismo.

O encontro foi organizado pelo produtor rural Maurício Anhaia e com apoio do Governo Municipal e da entidade Lagos e Colinas – esta vincula a Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu e com respaldo do Paraná Turismo – PRTUR.

Durante as apresentações dos participantes, o artesão Malaquias Moreno, conhecido como Chico Chileno do município de Cantagalo, fez uma explanação sobre sua experiência de trabalho no “Detur Lagos e Colinas”. Ele também apresentou uma cartilha orientando como o futuro conselho deverá proceder em busca de sua formação e conquista de recursos para desenvolver o turismo sustentável em Rio Bonito do Iguaçu.

Em 2007, através da Lei Municipal Nº 644/2007, foi criado o Conselho Municipal de Turismo, qual prevê por representação de membros do poder público e da sociedade civil. Mas para se adaptar as atuais regras de conselhos e viabilizar a busca de públicos para investimentos, na reunião foi tratado que deverá ser encaminhado através do Poder Executivo ou da Câmara, a alteração da atual Lei ou criação de uma nova.

Na Portaria Nº 098/2017, o atual prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho) designou um representante do serviço público para responder junto ao Departamento de Turismo. Diante desta parte legal já existente, os presentes à reunião discutiram se deveria ser formada uma comissão para organização deste processo de legalidade e, posteriormente, convocar todos os interessados na área de turismo.

Após o debate, a comissão ficou composta pelo senhor Maurício Anhaia; por Dennis Migliorini, representando o Departamento de Comunicação da Prefeitura; do vereador Claunir Viola, representando à Câmara Municipal; professora Terezinha Rocha, representando o Colégio Estadual Iraci Salete Strozak; Lucas Travassos Deda, representando a Emater e Ana Paula Kapazi, representando a Acerbi.

Reestruturação do Conselho

O artesão e membro do Detur Lagos e Colinas, Chico Chileno, esclarece que através desta reunião, foi o primeiro passo para a reestruturação do conselho.

Participaram da reunião o produtor rural Maurício Anhaia; o vereador Claunir Viola; o representante do Detur Lagos e Colinas, Chico Chileno; o professor da UFFS, Julian Perez Cassarino; Ana Paula Kapazi da Acerbi; Hamilton Belloni e Paulo Cesar Brustolin, da Secretaria Municipal de Agricultura; Lucas Travassos Deda da Emater-PR; Sidnei Southier da Santiago Pesca Esportiva; professora Terezinha Rocha do Colégio Estadual Iraci Salete Strozak e Thiago Gonçalves de Souza da Ceagro (Quedas do Iguaçu) e a artesã Claonice Guilman.