quinta-feira, janeiro 10, 2019

Morcego com o vírus da raiva é encontrado em Rio Bonito do Iguaçu

Morcego encontrado em uma residência em Rio Bonito do Iguaçu, com raiva põe a Secretaria de Saúde e a população em alerta.

A secretaria pede para que não só as pessoas do centro da cidade, mas também do interior fiquem em alerta a qualquer mudança de comportamento de seus animas e caso note algo diferente que procure imediatamente atendimento veterinário.

ORIENTAÇÃO

É importante monitorar a circulação do vírus da raiva, para prevenir que cães e gatos sejam contaminados e, consequentemente, para que não haja transmissão para humanos.

Ao encontrar um morcego em situação incomum (caído no chão, dentro de casa, caçado por cão e gato, entre outros), a indicação é isolar o local onde o animal foi encontrado ou prendê-lo com um balde, caso esteja no chão.

VACINA

Para os donos de cães e gatos, a orientação da SMS, ainda, é mantê-los vacinados contra a raiva. A vacina deve ser feita anualmente. Cães e gatos têm hábitos de caça e, eventualmente, podem entrar em contato com morcegos contaminados.

Para humanos, não há indicação de vacinação prévia, com exceção dos profissionais que trabalham na área e com manejo de animais, conforme avaliação, baseada nos protocolos do Ministério da Saúde.