quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Alistamento militar já começou no Paraná; prazo vai até junho


O prazo para o alistamento no serviço militar em 2019 já iniciou. Desde quarta-feira (02/01), os jovens brasileiros que nasceram em 2001 devem fazer o registro na página oficial (https://www.alistamento.eb.mil.br/) ou pessoalmente na Junta de Serviço Militar mais próxima da residência do solicitante.

A medida vale para as pessoas do sexo masculino, que completam 18 anos em 2019. O alistamento termina no último dia útil do mês de junho e é necessário possuir um número de CPF para validar as informações. Quem não tem CPF deve levar a certidão de nascimento, comprovante de residência e identidade à Junta Militar. Para os que vivem no exterior e não têm número de CPF, o alistamento deve ser feito em uma repartição consular.

Desde 2016, o processo de alistamento militar pode ser feito pela internet. Segundo o Chefe do Escalão de Pessoal da 5a Região Militar, Coronel Paulo Henrique Maier, cerca de 90% dos jovens já se inscrevem pela internet, “Essa inscrição online facilita e muito ao candidato por ser mais rápida, fácil e não necessitar de deslocamento. Os que ainda vão à Junta Militar são porque não possuem documentos como CPF ou para tirar alguma dúvida. Lá nosso secretário auxilia em como obter a documentação, por exemplo.”, afirmou.

A 5a Região Militar é a responsável pelo processo de seleção e convocação dos jovens nos estados do Paraná e Santa Catarina. Em 2018 foram incorporados 5.711 recrutas nos Quartéis de ambos os estados e Tiros de Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário