segunda-feira, dezembro 03, 2018

Guaraniaçu - Proteção de Fontes e Nascentes contribui para a Preservação do Meio Ambiente

O Programa é desenvolvido em parceria entre a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Itaipu Binacional, onde a secretaria entra com os materiais como cimento, canos, lonas, mangueiras, mudas de árvores nativas e assistência técnica e a Itaipu, depois de pronta, visita as proteções e realiza o cadastro através de pontos de GPS e repassa ao município valor de R$ 540,00 por proteção.

Esse programa visa atender pequenos agricultores que tenham dificuldades em obter água de qualidade e também o real objetivo, é de preservar o meio ambiente, incentivando a todos a importância de preservar todas as nascentes do município.

Ordem de atendimento e conforme o agendamento.

Existe a contra partida do lado do agricultor para se enquadrar ao sistema, o técnico da Secretaria de Agricultura, responsável pelo programa, Luis Carlos Amaral, faz a visita na propriedade verifica a real situação da nascente. Se a mesma se enquadrar no sistema, o agricultor tem que fazer a limpeza local, arrumar as pedras, terra, cercar local e posteriormente plantar as mudas de árvores nativas além de, também ter que fornecer a mão-de-obra familiar ou mesmo de vizinhos para ajudar nos trabalhos da proteção, como forma de divulgação e conscientização ambiental, posteriormente arrumado material e realizada a limpeza, é só agendar na Secretaria, que por sua vez, fará o trabalho de proteção.

Segundo o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Leandro Rigo, depois de agendado, o técnico leva o material fornecido pela Secretaria na propriedade, reúne todos os envolvidos e explica os procedimentos corretos e juntamente com os agricultores, faz todos os procedimentos.

Esse projeto em parceria com a Itaipu visa atender a 30 famílias inicialmente e posteriormente, poderá ser ampliado. Rigo disse que até o momento, foram feitas 10 proteções e existe outras já pré-agendadas, dependendo só da contra partida dos agricultores para ser feitas.