sábado, dezembro 08, 2018

Governo do Estado autoriza curso de pedagogia na Unicentro para a comunidade indígena de Nova Laranjeiras


A comunidade da Terra Indígena Rio das Cobras de Nova Laranjeiras contará, a partir de 2019, com a oferta do curso de licenciatura em pedagogia, com oferta pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O anúncio foi feito pela governadora Cida Borghetti nesta sexta feira (7), em solenidade no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

De acordo com a Agência Estadual Notícias (AEN), o novo curso possibilitará a formação de professores indígenas das etnias Kaingang, Guarani e Xetá para atuarem na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e na gestão da educação escolar indígena.

Ainda segundo a AEN, o curso terá o processo seletivo específico para ingresso da primeira em 27 de março de 2019. As inscrições serão realizadas de 12 a 28 de fevereiro de 2019, no site da universidade. Para o cacique Angelo Kavigtanh Rufino, da etnia Kaigang, a oferta da graduação será um marco para a sua comunidade.

De acordo com o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, o curso será ofertado em turno integral, com carga horária de 3200 horas e as atividades acadêmicas serão itinerantes.

Com o anúncio, a graduação em pedagogia ofertada em Nova Laranjeiras soma-se ao curso de medicina como iniciantes no ano letivo de 2019.