quinta-feira, novembro 29, 2018

UFFS - Campus Laranjeiras do Sul realiza, na próxima semana, a II Feira do Empreendedor

Está agendada para ocorrer, no dia 3 de dezembro, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, a II Feira do Empreendedor: inovação, negócios e sustentabilidade. O evento será realizado das 13h às 17h30 e das 18h30 às 21h, no hall do Bloco A do Campus. A participação no evento é aberta a toda comunidade acadêmica e regional.

A II Feira do Empreendedor tem como objetivo apresentar projetos inovadores nas áreas de Agronomia, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Alimentos e Ciências Econômicas, tendo como diferencial um planejamento voltado à sustentabilidade, além de estimular a integração entre a Universidade e comunidade regional.

Durante o evento serão apresentados 17 projetos desenvolvidos por estudantes, que abordam diversas áreas como: turismo rural; implantação de hortas com hortaliças orgânicas; oficina de produção de bonsai; Confecção de copos de vidro reciclado a partir de long necks; aquaponia de camarão e hortaliças em meio rural e urbano, entre outros. Durante o evento também serão promovidas oficinas, desenvolvidas por estudantes da UFFS:

Oficina: Produção Orgânica de Cogumelos Shiitake (Lentinula edodes) e Pleurotus (Pleurotus eryngii) em Serragem e Troncos de Eucalipto.

Objetivo: disseminar conhecimento sobre a produção de cogumelos Shiitake e Pleurotus de forma teórico-prática como opção de diversificação de fonte de renda com alto valor agregado para pequenas propriedades de Laranjeiras do Sul e região.
Vagas: 20.
Idade: acima de 16 anos.

Oficina: Boas Práticas de Fabricação na Indústria de Alimentos
Objetivo: Capacitar os participantes mediante as ferramentas de boas práticas de fabricação.
Vagas: 15.

Oficina: Montagem de um Biofiltro
Objetivo: Tratar a água da chuva com o biofiltro, retirarando os poluentes para ser reutilizada.
Vagas: 10.

Oficina: Produção de Bonsai
Objetivo: divulgação de informações sobre a origem cultural e técnica de produção, bem como a demonstração de algumas práticas e materiais para a produção. 
Vagas: 10. 
Idade: acima de 16 anos.

As oficinas serão realizadas no período da tarde, em horário a ser confirmado. Confira o cartaz com a programação do evento

Realização: 

II Feira do Empreendedor é um evento de caráter multidisciplinar desenvolvido durante o semestre na disciplina de Análise e Administração de Projetos, ministrada pela professora Ceyça Lia Palerosi Borges, contando com a parceria da Professora Leda Battestin Quast do Curso de Engenharia de Alimentos.

Mais informações podem ser obtidas com a equipe de organização do evento, no dia e local das atividades.