terça-feira, novembro 27, 2018

CRAS promove formatura do curso de qualificação profissional em alimentos

           A Prefeitura de Laranjeiras do Sul, através da Secretaria de Assistência Social, Agência do Trabalhador e dos Comitês Local e Regional do Programa Família Paranaense, realizaram na segunda-feira, 26, a entrega de certificados de qualificação profissional para 45 laranjeirenses, que participaram dos cursos de vendedor de alimentos, repositor de mercadorias, cozinheiro auxiliar e chapista.

As qualificações foram oferecidas para famílias em situação de vulnerabilidade social. Os cursos são fruto de uma parceria entre as Secretarias da Família e Desenvolvimento Social (SEDS), Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (SEJU) e Prefeitura de Laranjeiras do Sul ofertando vagas de cursos de qualificação profissional no arco alimentação através da Empresa Líder Capacitação Profissional e Treinamento.

O objetivo deste Projeto foi oferecer aos usuários do Programa Família Paranaense uma nova relação com o mundo do trabalho, relações interpessoais, etiqueta pessoal e profissional e o aumentos da autoestima. Os cursos foram destinados prioritariamente às famílias inseridas no Programa Família Paranaense e posteriormente às demais famílias do Cadastro único. As aulas foram ministradas no Centro da Juventude Aurélio Romancini.

Além da oferta do curso gratuito, todo o material didático e prático disponibilizado, alimentação, os alunos puderam contar com o transporte ofertado pela Secretaria de Assistência Social e Educação para o deslocamento da casa até o curso e o retorno para casa ao final das atividades. Também foram disponibilizados cuidadores para as crianças enquanto os pais participavam das aulas, tornando possível a capacitação dessas famílias, com a tranquilidade de estarem com seus filhos próximos e atenciosamente atendidos enquanto os pais buscavam uma oportunidade de aumentar suas chances no mercado de trabalho.

“A qualificação é a porta de entrada para o emprego. E emprego é uma questão de dignidade, de cidadania. Quando nós entregamos um diploma para um trabalhador após ele ter feito um curso ele está aprendendo noções de cidadania”, disse o vice-prefeito Valdemir Scarpari.

“Com os certificados em mãos os alunos têm a oportunidade de melhorar as condições de vida e de conquistar uma renda. Temos certeza que a qualificação auxilia na inserção no mercado de trabalho e é mais um passo na conquista do desenvolvimento pessoal e de toda aquela família”, finalizou Scarpari.