quarta-feira, outubro 31, 2018

Paraná é o sexto estado que mais usa a energia solar

O Paraná é hoje o sexto estado do País em unidades com sistema de energia solar conectados ao sistema. São 2.767, entre sistemas de energia solar resindenciais, comerciais, industriais, rurais e outros. Mas, quando se fala em potência instalada, o Estado pula uma casa e aparece em quinto, gerando 5,4% da energia solar produzida no Brasil

No começo do ano Brasil alcançou a marca histórica de 1 gigawatt (GW) de potência instalada em usinas de fonte solar fotovoltaica conectadas à matriz elétrica nacional. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), responsável pelo levantamento, a potência é suficiente para abastecer 500 mil residências e atender o consumo de 2 milhões de brasileiros.

Os painéis solares, que usam a luz do sol para gerar energia elétrica e que até seis anos atrás eram praticamente desconhecidas do público, hoje já alimentam mais de 42 mil casas, empresas e demais estabelecimentos do Brasil. Segundo as projeções oficiais da Agência Nacional de Elétrica (Aneel), isso é só o começo de uma expansão que irá chegar a mais de 886 mil clientes até 2024.

No caso do Paraná, chama a atenção o fato de situar-se no top dez ente os estados, à frente de regiões com índices de radiação solar bem melhores que o seu, como a Bahia e o Espírito Santo. Lembrando que o clima no Estado tem épocas do ano com muita instabilidade de nuvens.