sábado, setembro 29, 2018

Líderes de facção criminosa são transferidos de Piraquara para penitenciária federal de Catanduvas

Dezenove presos integrantes de facção criminosa que estavam custodiados na Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP), na Região Metropolitana de Curitiba, foram transferidos para a Penitenciária Federal de Catanduvas, em Cascavel, nesta sexta-feira (28). A transferência foi realizada em uma megaoperação que envolveu diversas forças de segurança. 

Os presos transferidos são considerados lideranças com uma extensa ficha criminal e de alta periculosidade. Durante o trabalho de investigação, eles foram identificados como possíveis alvos do arrebatamento que ocorreu na PEP, mas que não tiveram êxito na fuga, devido ao trabalho preventivo da unidade penal e a ação policial rápida. Agora, eles passam a cumprir pena em unidade de segurança máxima. 

OPERAÇÃO – A operação de transferência teve início às 6h da manhã, e contou com a participação de agentes penitenciários do Serviço de Operações Especiais (SOE) do Depen, policiais do Centro de Operações Policiais Especial (COPE), da Polícia Civil, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA), da Polícia Militar, além de agentes penitenciários do Depen nacional. 

FUGA – O arrebatamento de presos foi registrado na madrugada do dia 11 de setembro, quando 29 presos fugiram após criminosos abrirem um buraco no muro com o auxílio de explosivos. Até o momento, seis presos foram recapturados, sendo que quatro deles foram presos no município de Quatro Barras, um em Cascavel e outro no Paraguai. 

Além dos seis foragidos, outras sete pessoas foram presas suspeitas de participar do grupo criminoso que explodiu o muro e facilitou a fuga de presos em Piraquara, um deles era agente de cadeia. As investigações continuam e são conduzidas pela Polícia Civil.