terça-feira, julho 31, 2018

Eleitores já podem consultar dados e gastos de candidatos pelo sistema do TSE

Eleitores já podem consultar informações sobre seus candidatos nas eleições de 2018 por meio do portal DivulgaCandContas, sistema lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As consultas estão disponíveis desde a semana passada. Pelo portal, é possível saber se o candidato teve a candidatura deferida ou indeferida, além consultar informações biográficas, jurídicas e a prestação de contas de todos os candidatos participantes das eleições deste ano.

De acordo com o TSE, as informações repassadas pelos próprios políticos e partidos ao Tribunal são usadas para atualizar o DivulgaCand com gastos e receitas detalhados de campanha, com nomes de doadores e detalhamento de fornecedores de serviços e despesas.

Os dados do DivulgaCand são atualizados três vezes por dia: uma vez pela manhã (8h), outra a tarde (14h) e outra a noite (19h). Para acessar o sistema, não é necessário cadastro prévio. Basta fazer a busca pelo seu candidato.

O Tribunal Superior Eleitoral desativou a versão em aplicativo para tablets e smartphones do DivulgaCand, mas quem quiser acessar o sistema pelo telefone, pode utilizar o próprio navegador, que ajusta as informações automaticamente à visualização em tela de celular.