sexta-feira, junho 29, 2018

Poder executivo , Legislativo , Secretarias e Rede Municipal e estadual de ensino se reúnem PROFISSIONAIS DA 5ª REGIONAL DE SAÚDE DE GUARAPUAVA

A reunião aconteceu no Paço Municipal onde foi debatido sobre as principais medidas já adotadas desde o primeiro caso de meningite atendido pela Secretaria de Saúde do município e quais as precauções que podem ser adotadas pela população para prevenir a bactéria da meningite.

Segundo o Diretor da Regional Marcio Brunsfeld de Oliveira, “é graças ao excelente trabalho da Secretaria de Saúde vem desenvolvendo desde o primeiro caso já foi registrado, o qual foi imediatamente diagnosticado e encaminhado para a casa hospitalar”, declarou.

Já para o enfermeiro que trabalha na seção de epidemiologia da 5ª Regional, Thiago Kanarek, devido aos casos de meningite não é vem ao caso para se paralisar as aulas. Segundo ele, “nas escolas as precauções já estão sendo tomadas desde o início. Se antecipar as férias, o contato dos alunos pode ser maior ainda, pois estarão viajando ou realizando outras atividades fora do âmbito familiar”, declarou.

“Neste momento o problema maior é quanto à conscientização de todos, em casa ou em outros locais, sempre lavar as mãos com água e sabão, utilizar álcool gel, manter os locais sempre ventilados e principalmente, não compartilhar bebidas ou outros objetos que tenham contato com a saliva”, alertou Adriano Brum, Chefe da Divisão de Vigilância em Saúde - DVVGS.

O prefeito Neimar Granoski solicitou a equipe de Governo à produção de um material informativo para orientação e distribuição à população quanto aos sintomas e as formas de evitar a contaminação com a bactéria da meningite.

As mesmas medidas adotadas para combater bactéria da meningite, valem também para a infecção pelo vírus da Influenza.