quinta-feira, março 29, 2018

Guaraniaçu - Mais Cinco Famílias recebem Módulos Sanitários

O Programa Melhorias Sanitárias Domiciliares foi criado pela Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, com o objetivo de atender às necessidades básicas de saneamento das famílias, por meio de instalações hidrossanitárias mínimas, relacionadas ao uso da água, à higiene e ao destino adequado dos esgotos domiciliares.

O Município de Guaraniaçu havia se inscrito ao programa ainda em 2011 conforme o Convênio Nº 027/2011 e previa a construção de 70 Módulos Sanitários o que deveria beneficiar 70 famílias respectivamente.

Ocorre que na época a empresa Polidoro Construção Civil LTDA de Nova Prata do Iguaçu, após construir 50% das unidades (35) módulos, desistiu do contrato em comum acordo entre as partes, o que obrigou o Município em 2016 a promover uma nova licitação, vencida naquela feita, pela empresa Ivo Locateli LTDA, de Guaraniaçu, que deste então vem construindo as unidades em várias localidades do Município.

Na tarde de ontem, quarta dia 28, o prefeito Osmário Portela, na companhia do engenheiro civil, Ivo Locateli, proprietário da empresa, estiveram realizando a entrega de 05 unidades, as quais estão localizadas nas comunidades de: São Judas Tadeu, Linha Laranjal, Linha Bairro São José e Linha Nunes (Bela Vista).

Conforme adiantou a Diretora do Departamento de Planejamento e Projetos, Rosicler Toaldo, na medida em que os Módulos forem sendo construídos, serão entregues para o uso das famílias contempladas.

A diretora lembrou ainda que, 35 módulos já haviam sido entregues o que consumiu a metade (250.000,00) dos R$ 500 mil reais destinados para tal finalidade.

“Como houve não foi cumprido o contrato com a construção das 70 unidades na época estabelecida, os valores sofreram majoração nos preços devido os índices inflacionários dos últimos anos e a alta nos preços dos produtos utilizados para a construção dos módulos, o que agora com a verba remanescente (RS 250.000,00), será possível a construção de “apenas” 22 novas unidades, das quais, 05 estão sendo entregues agora e as demais, na medida em que forem construídas, serão imediatamente entregues ao uso dos beneficiados” afirmou a Diretora do Departamento de Planejamento e Projetos do Município.

O prefeito Osmário, lembrou que as famílias que estão sendo contempladas, foram escolhidas a época conforme os critérios estabelecidos pelo programa através da Secretaria de Assistência Social. “Estaremos realizando um novo levantamento e averiguando, quantas mais famílias necessitam deste tipo de benefício, para tomarmos as medidas cabíveis e buscar recursos novamente para atendê-los com a maior urgência possível”, finalizou o prefeito.