segunda-feira, fevereiro 26, 2018

Policia Ambiental flagra '' DEVASTAÇÃO de VEGETAÇÃO sem AUTORIZAÇÃO '' para RETIRADA DE CASCALHO em propriedade em Laranjeiras do Sul

EM PATRULHAMENTO ÀS MARGENS DA RODOVIA BR 277, KM 453, NO MUNICÍPIO DE LARANJEIRAS DO SUL, PR, A EQUIPE AVISTOU UMA CASCALHEIRA. FOI REALIZADA A ABORDAGEM A FIM DE REALIZAR A FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL, SENDO IDENTIFICADO O SENHOR W. C. O QUAL DISSE SER O PROPRIETÁRIO DO IMÓVEL REGISTRADO SOB MATRÍCULA Nº 24158. O QUAL ACOMPANHOU A EQUIPE DURANTE VISTORIA TÉCNICA NA PROPRIEDADE, SENDO CONSTATADO A RETIRADA DE CASCALHO E PARA ISSO FOI SUPRIMIDA A VEGETAÇÃO NATIVA QUE EXISTIA SOBRE O MORRO. 

O CASCALHO FOI UTILIZADO PARA ATERRO DENTRO DA PROPRIEDADE. TAMBÉM FICOU CONSTATADO A SUPRESSÃO DE VEGETAÇÃO NATIVA DE FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL EM ESTÁGIO MÉDIO DE REGENERAÇÃO DO BIOMA MATA ATLANTICA EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE ÀS MARGENS DO ARROIO INVERNADA, SENDO APARENTEMENTE UMA ESTRADA E UMA CLAREIRA, MEDINDO 100M² (CEM METROS QUADRADOS) DE DANOS AMBIENTAIS, QUE SEGUNDO O PROPRIETÁRIO FOI REALIZADO COM UMA RETROESCAVADEIRA. 

INDAGADO SE POSSUI ALGUM TIPO DE AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL PARA A EXTRAÇÃO DE RECURSOS MINERAIS E SUPRESSÃO DA VEGETAÇÃO NATIVA FORA E DENTRO DE ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE, DISSE NÃO POSSUIR QUALQUER AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL. DIANTE DOS FATOS, FOI ENCAMINHADO À 2ª CIA/16º BPM PARA A CONFECÇÃO DO BOLETIM DE OCORRÊNCIA E NA SEQUENCIA CONDUZIDO À 2ª SDP DE LARANJEIRAS DO SUL PARA A LAVRATURA DO FLAGRANTE, POR TER INFRINGIDO OS ARTIGOS 38, 38-A E 55 DA LEI FEDERAL 9.605/98. SERÁ OFICIADO O IAP DE GUARAPUAVA PARA AS PROVIDÊNCIAS ADMINISTRATIVAS CABÍVEIS. NA PROPRIEDADE HAVIA UMA RETRO ESCAVADEIRA, NO ENTANTO NÃO ESTAVA OPERANDO. 

TAMBÉM HAVIA UMA ESCAVADEIRA HIDRÁULICA COM PROBLEMAS MECANICOS, QUE SEGUNDO O MESMO NÃO É USADA HÁ 4 (QUATRO) MESES.