terça-feira, fevereiro 27, 2018

Governo do Paraná decide aumentar tarifa de água e mantém percentual em sigilo

            
Parananeses, preparem o bolso! O Governo do Paraná já aprovou um novo aumento da tarifa de água. De quanto?? Não foi divulgado. O Estado mantém em segredo o percentual. A Sanepar aprovou a nova alta em 6 de fevereiro. A proposta foi encaminhada para Agência Reguladora sob sigilo. A ata traz a seguinte informação: “ (…)a proposta de reajuste tarifário dos serviços de água e esgoto da Companhia está sob período de silêncio, sendo vedada sua divulgação enquanto não for autorizada pela Agepar”.

A empresa, no entanto, preocupou-se em comunicar aos acionistas, investidores e ao mercado em geral.

O deputado oposicionista Nereu Moura questionou o motivo do segredo na tribuna da Assembleia Legislativa 

“Quem vai pagar a tarifa a ser reajustada em março, o consumidor, não pode saber, é proibido, mas quem obtém lucro com a alta, o mercado, sim. Uma vergonha”, disparou o parlamentar.

Nereu Moura reclamou dos aumentos abusivos praticados pelo Executivo.

Desde que Beto Richa assumiu o Palácio Iguaçu, em janeiro de 2011, houve aumento de 132,4% na tarifa de água, enquanto a inflação, no mesmo período, somou 57,83% – ou seja, o reajuste real já beira os 80%.

“A partir de março de 2018, os consumidores paranaenses terão que arcar com mais uma alta totalmente injustificável. No ano passado, a Sanepar teve um lucro superior a R$350 milhões. Não há, portanto, nenhuma necessidade de um novo aumento. Não passa de um ‘presente de grego’ para o povo”, finalizou o deputado.