quarta-feira, janeiro 31, 2018

Sinal de TV analógico será desligado em 27 cidades do Paraná nesta quarta-feira

Televisores antigos precisam de conversor para receber e exibir o sinal digital
Sinal analógico de TV será desligado em 27 cidades paranaenses na noite desta quarta-feira (31). A partir das 23h59, os moradores dessas cidades só irão receber em casa o sinal digital, que oferece melhor qualidade de som e imagem.

A mudança entre os dois sistemas foi definida pelo Governo Federal, seguindo um cronograma por regiões. Neste primeiro momento, o desligamento no Paraná vai atingir a capital, Curitiba, cidades da Região Metropolitana, do litoral e também dos Campos Gerais.

As cidades que vão ter o sinal analógico desligado são: Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Carambeí, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Imbituba, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Palmeira, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Teixeira Soares, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

Como receber o sinal digital?

Para ter acesso ao sinal digital, os telespectadores precisam ter uma antena UHF instalada, bem como um conversor de sinal. As televisões de LED, plasma e LCD, produzidas a partir de 2012 no Brasil já possuem o equipamento embutido.

Quem não conseguiu trocar a televisão por um modelo mais novo e ainda possui as antigas TVs de tubo também pode ter acesso ao novo sinal. Para isso, além da antena, é preciso comprar um conversor a parte.

A instalação do kit do sinal digital pode ser feita por qualquer pessoa. Caso não seja feita a instalação, não será mais possível assistir a TV aberta com esses equipamentos.