quarta-feira, janeiro 31, 2018

Nova Laranjeiras - Ocorrência de Taturana Lonomia no Município

A primeira ocorrência deste ano, do caso foi registrado na manhã da última quinta dia 25, na Comunidade de fazenda velha, o Departamento de Vigilância Sanitária recebeu comunicado da ocorrência de taturana na propriedade da Senhora Marlene.

Ao deslocar-se até propriedade constatou-se que era realmente lagarta Taturana (Lonomia sp), que estavam em um pessegueiro no quintal atrás da casa.

Os proprietários eliminaram a maior parte das lagartas e guardaram três animais, como amostras, que foram entregues à equipe. Sendo realizada a varredura no local, não foram encontrados outros exemplares.

Foi orientada a família do cuidado, e que se encontrarem novamente animais desta espécie deverão comunicar imediatamente o serviço de saúde. Além do Biólogo Álvaro e da Veterinária Ana Claudia, a Agente de Saúde Gabriela acompanhou a Ação.

A agente de saúde realizou visita alertando sobre o fato ocorrido.

Ainda no mesmo dia o Sr. Alzemiro realizava manejo do gado quando passou próximo a um pessegueiro e sem querer esbarrou em um galho quebrado, onde estavam às taturanas (Lonomia), na hora lembrou-se das informações e chamou a agente de saúde. Que o orientou a buscar atendimento médico, levando um exemplar, por sorte o contato foi bem superficial, acidente leve, mesmo assim instantaneamente apresentou vermelhidão no braço.

Na manhã do sábado (29) o Biólogo Álvaro foi até a Comunidade Xagu 1 para buscar os animais e orientar a família, foram encontrados 49 animais no tronco do pessegueiro, os insetos foram recolhidos para o envio para Curitiba, esta foi à segunda ocorrência da semana.

Retornando da coleta, ao chegar à sede do município a Técnica Neusa, que trabalha na Unidade de Pronto atendimento Municipal Severino da Rosa, informou que a Sra. Eliane havia encontrado no tronco de uma árvore da vegetação urbana, uma lagarta com as características de lonomia.

Sendo confirmada a terceira ocorrência, apenas um animal encontrado, não houve acidente.

As lagartas podem chegar a 7 cm de comprimento, possuem o corpo de cor predominante marrom com cerdas verdes (parecido com galho de pinheiro), geralmente estão em grupos no tronco da árvore onde ficam camuflados, ocasionando os acidentes.