domingo, dezembro 31, 2017

Vertedouro de Itaipu é aberto e libera duas vezes a vazão média das Cataratas do Iguaçu

O vertedouro da Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, foi aberto na madrugada deste sábado (30) e libera duas vezes a vazão média das Cataratas do Iguaçu, no Rio Iguaçu, segundo informações da própria usina.

O escoamento do excedente de água do lago da hidrelétrica, que ocorre raramente, garante um espetáculo a mais para os turistas que visitam a cidade.

De acordo com a Itaipu, o vertedouro foi aberto à 1h deste sábado e deve permanecer aberto por toda a semana devido às chuvas localizadas que caíram em quase toda a bacia do Rio Paraná, que abastece a usina.

Na manhã deste sábado, o vertedouro de Itaipu liberava aproximadamente 3 milhões de litros de água por segundo, sendo que a vazão média das Cataratas é de 1, 5 milhão de litros por segundo.

Visitas

A usina, que é atualmente a maior do mundo em produção de energia elétrica, bateu o recorde anual de visitação em 2017. Até sexta-feira (29), mais de 957 mil pessoas tinha passado por Itaipu. Em 2016, a hidrelétrica recebeu 955.397 visitantes.

O Parque Tecnológico Itaipu oferece várias opções de passeios, como o circuito especial, a visita panorâmica, o Ecomuseu, a iluminação da barragem, entre outras.

Informações sobre cada um dos passeios, preços, horários e reservas podem ser obtidas pelo telefone 0800 645 4645 ou no site de Itaipu.