sábado, dezembro 30, 2017

Onda de frio extremo atinge EUA e sinaliza Ano-Novo gelado

Nevasca em Nova York (foto: Agência Lusa/Andrew Kelly/Arquivo)
Uma corrente de ar ártico que fluiu por muitas partes dos Estados Unidos nesta semana se fortaleceu nesta sexta-feira (29) e levou um frio recorde para vários locais. Meteorologistas alertaram visitantes e moradores de sul a norte do leste do país para esperarem condições congelantes na véspera do Ano-Novo. A informação é da Reuters.

Em lugares tão ao sul quanto Charleston, na Carolina do Sul, uma chuva congelante revestiu o campanário da histórica igreja da cidade, enquanto uma capa de gelo cobriu rochas próximas de Niagara Falls, conforme as trovejantes cataratas na fronteira do estado de Nova York com o Canadá congelavam no ar intensamente frio.

Pelo segundo dia consecutivo, os estados da Dakota do Norte e Minnesota ficaram entre os locais mais frios do país, fazendo com que o Serviço Meteorológico Nacional dos EUA emitisse um alerta para a região. As temperaturas na Dakota do Norte, no norte do país, são esperadas para variar em torno de -34,4 graus Celsius neste sábado, com uma sensação térmica de cerca de -45,5 graus, disse o meteorologista Ken Simosko, do Serviço Meteorológico na Dakota do Norte.

As centenas de milhares de pessoas que vão para a Times Square, em Nova York, para celebração de Ano Novo no domingo podem testemunhar a segunda noite mais fria já registrada, disseram meteorologistas. A expectativa é de temperaturas em torno de -12 graus Celsius ou ainda mais frio no centro de Manhattan, segundo meteorologistas.