quinta-feira, novembro 30, 2017

Campanha de vacinação contra a aftosa termina nesta quinta-feira (30)

Termina nesta quinta-feira (30) a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa. A expectativa da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) é imunizar 100% dos l bovinos e bubalinos na região da Cantu. Amanhã é o último dia para proprietários dos animais vacinar e comprovar que, de fato, seus rebanhos estão imunizados. Não haverá prorrogações de prazo, de acordo com a agência.

A comprovação pode ser feita via Internet, através da página da ADAPAR – www.adapar.pr.gov.br – ou diretamente no escritório da Agência

Quem não vacinar e/ou não comprovar a vacinação será multado de acordo com o número de cabeças não vacinadas, mas com um valor mínimo de 10 UPFs (Unidade Padrão Fiscal do Estado), que equivale a R$ 96,94 cada uma. Quem tem até 10 cabeças de gado e não vacinar e/ou não comprovar a vacinação no período recomendado será multado em R$ 915,70. Acima de 10 cabeças vai incidir o valor mínimo da multa mais uma UPF por cabeça não vacinada

Lideranças do setor agropecuário enviaram solicitação ao Governo do Estado, para que o Paraná saia na frente para alcançar o status de área livre de febre aftosa, sem vacinação. Os produtores paranaenses querem antecipar o cronograma sugerido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para que se obtenha o reconhecimento pela Organização Internacional de Epizootias(OIE) em 2020 e não em 2023.

A partir de janeiro de 2018, técnicos do Ministério da Agricultura percorrerão o Estado, realizando auditorias nas ações de combate e prevenção à doença, para que o Paraná obtenha, inicialmente, o status nacional de área livre da aftosa, sem vacinação.