sábado, setembro 30, 2017

GUARAPUAVA É A CAPITAL PARANAENSE DE CEVADA E DO MALTE

Projeto de Lei apresentado pela deputada Cristina Silvestri é sancionado pelo Governador Beto Richa, Lei 19.124 de 2017, concede o Título de Capital Paranaense da Cevada e do Malte a Guarapuava.

O município tem se destacado há mais de uma década no Paraná, pela maior produção de cevada cervejeira em tonelada de grãos; assim como os melhores índices de cevada por hectare, bem como produz s maltaria que abastece todas as cervejarias brasileiras.

Segundo a deputada, “Com a concessão do título credencia o município para pleitear recursos para fomentar a indústria cervejeira artesanal , que tem matéria prima em abundância e pessoas com vontade de produzir a sua própria cerveja., com este nicho de mercado, queremos transformar Guarapuava em um Polo Cervejeiro.

O município hoje conta com 30 cervejeiros artesanais que produzem em casa apenas para degustação. Uma vez legalizados dentro da Associação dos Produtores de Cerveja Artesanal de Guarapuava, vamos poder ter a marca e condições de comercializar a cerveja produzida artesanalmente.

A iniciativa conta com o apoio da prefeitura “Com isto estimularemos o turismo, a indústria, a geração de empregos, o comércio, valorizando ainda mais os produtores da nossa cidade, finaliza a parlamentar.

Dados da Barth-Haas Group, distribuidora mundial de lúpulo – um dos ingredientes da cerveja – o mercado nesse setor cresce 2% ao ano. No Brasil, segundo o Sebrae, a crise econômica não inibiu a expansão do mercado de cervejas artesanais, nos últimos anos. Pelo contrário, o consumo cresceu, em média, 20% ao ano e a expectativa é de que, até o final de 2017, 500 cervejarias artesanais estejam operando no país. Hoje chegam a pouco mais de 300.

PROPOSIÇÃO

Outra iniciativa da deputada Cristina Silvestri é o Projeto de Lei nº 141/2017 que institui o Município de Guarapuava na Rota da Cerveja Artesanal do Paraná. A inclusão do município visa incentivar o empreendedorismo micro cervejeiro da Região, para que os produtores artesanais explorem a potencialidade da produção de suas cervejarias e mostrem aos turistas a qualidade de seus produtos.