segunda-feira, julho 31, 2017

Laranjeiras do Sul - Com POSTOS de SAÚDE fechados Secretaria realiza Conferência para eleger PROPOSTAS


Um levantamento apontou que somente a SECRETARIA de Saúde de LARANJEIRAS DO SUL fechou seus POSTOS de atendimento na SEXTA para realizar CONFERÊNCIA ...e o povo ficou sem atendimento nas UBS....

Conferência 

Realizada nesta sexta-feira, 28, a 12ª edição da Conferência Municipal de Saúde reuniu pessoas dos mais distintos segmentos da sociedade civil organizada como sindicatos, clubes de serviços, associações comunitárias, entidades religiosas, entre outros. Com o tema “Judicialização do SUS”, a conferência serviu para a elaboração e discussão de propostas a serem defendidas nas conferências estadual e nacional, e as ações e projetos que irão nortear os a saúde pública no município no decorrer dos próximos quatro anos.

No período da manhã duas palestras foram ministradas. Viviane Betanin, graduada em Enfermagem e especialista em saúde do trabalhador, ministrou a primeira palestra sobre os princípios do SUS. A segunda teve como palestrante a farmacêutica Renata Araújo Diedrich Baitala, que abordou justamente a “Judicialização do SUS”. À tarde, a plenária foi dividida em grupos que levantaram as propostas baseadas nos eixos discutidos durante a conferência.

No evento também foram eleitos e empossados os novos membros do Conselho Municipal de Saúde, sendo 16 titulares e o mesmo número de vagas para suplentes. 

O secretário de Saúde, Valdemir Scarpari, avaliou a conferência de maneira positiva e como um momento democrático em que a população pôde externar suas sugestões. “Eu posso afirmar que foi a maior e melhor conferência de saúde já realizada em Laranjeiras do Sul e região, disse. Nada menos do que 300 pessoas participaram das discussões.